quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O que aconteceria se o Morte perdesse o emprego?


Você já ouviu falar da série Discworld do Terry Pratchett? Se não, não perca tempo e corra para ler um dos seus livros contando as histórias dos habitantes do Disco, um mundo plano carregado nas costas por 4 elefantes que se encontram em cima do casco de uma tartaruga gigantesca que vaga pelo espaço. São livros de fantasia com humor tão surreal quanto os livros da série do Guia do Mochileiro das Galáxias do Douglas Adams.

Recentemente eu terminei de ler o livro “O Senhor da Foice”, que eu consegui comprar esta semana como um presente de Natal para mim (tradição minha de final de ano, me presentear com alguns livros) e no mesmo dia eu terminei de ler porque não conseguia parar de ler!

Você já imaginou o que aconteceria se o Morte, aquele que fala em LETRAS GARRAFAIS e ceifa vidas, perdesse o emprego? Pois foi isso que aconteceu, e como recompensa pelos seus ‘anos’ de serviços ele pode levar com ele o seu cavalo e tempo, coisa que ele nunca teve, já que o Morte sempre viveu fora do tempo. Com tão curto presente Morte foi gastar o seu tempo, enquanto ainda o tinha e acabou por para na fazenda de milho de uma senhora muito pão dura onde ele tentou aprender o que era viver, sem grande sucesso...

Com o Morte aposentado, e sem um substituto a energia vital começou a acumular e causar grandes problemas, principalmente em Ankh-Morpork que teve que enfrentar um predador de cidades e deu muito trabalho para os magos da Universidade da Magia inclusive para um de seus mais antigos magos que morreu e acabou voltando como um zumbi por não ter ninguém para levá-lo para a outra vida!

O livro é praticamente uma crítica ao materialismo, comércio e ao apego exagerado a vida e as religiões que exigem que você tenha fé cega. Uma das coisas mais engraçadas do livro é a Senhor Bolinho, uma médium que conversa com os mortos e deixa todos os sacerdotes do Disco apavorados por todos os carões que ela passa neles, muito legal como eles não discutem a veracidade de suas visões apenas as acham incômodas por que tornam tudo que eles fazem e pregam completamente desnecessário!!!

A história começa meio devagar, e apesar das excelentes piadas sobre como as espécies evoluem a história só se torna realmente interessante lá para o final quando o Morte resolve lutar contra a sua morte e retomar o seu emprego e os magos acabam enfrentando um mercado que é na verdade um predador de cidades!!

O Senhor da Foice é mais um excelente livro da série, mesmo não sendo o melhor deles, perdendo para ‘O Aprendiz de Morte’, ‘Direitos Iguais, Rituais Iguais’ e ‘A Magia de Holy Wood’ eu recomendaria a leitura sem pensar duas vezes, pensando bem, você deveria ler todos os livros da série porque cada livro traz algo de mágico, surreal e completamente insano e dá ótimos novos sentidos a palavra humor!

‘A maioria das espécies tem uma evolução própria, criando-a conforme prosseguem, como a Natureza planejou. Isso é muito natural, orgânico e em sintonia com os ciclos misteriosos do cosmo, que acredita que não há nada como milhões de anos de tentativa e erro extremamente frustrantes para que a espécie adquira fibra moral e, em alguns casos, coluna vertebral.’

‘ É algo provavelmente normal do ponto de vista das espécies, mas na perspectiva dos indivíduos, pode parecer coisa de um espírito de porco, ou de um pequeno réptil cor-de-rosa comedor de raízes que num dia evolua para um porco de verdade.’

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Toca 42 © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO