quinta-feira, 16 de julho de 2009

Harry Potter e o Príncipe Mestiço


Já começo avisando que Harry Potter e o Enigma do Príncipe não têm final e exige que você tenha lido os livros da série, ou pelo menos ter visto os filmes anteriores, eu aconselho você a ler os livros se você ainda não os leu.

Ter conhecimento prévio da saga do bruxo é preciso porque o filme não se preocupa em explicar nada daquilo que está acontecendo, os personagens comentam coisas que aconteceram nos filmes anteriores, assim como sofrem as conseqüências destas coisas. E muitas coisas pertinentes a eles são acontecem sem maiores explicações se você não tiver lido os livros pode sentir que faltou alguma coisa.

O grande feito do filme está em conseguir transportar para as telas o amadurecimento dos personagens, e dos relacionamentos entre eles. Fazia tempo que a série estava tentando colocar o Rony, o Harry e a Hermione na adolescência sem sucesso, mas neste filme eu consegui sentir que eles eram adolescentes de verdade, com desejos, dúvidas e inseguranças típicas da idade.

Os relacionamentos tomaram grande parte do filme, com o Rony arrumando uma namorada grudenta, com a Hermione descobrindo os sentimentos que tem por ele, com o sofrimento dela porque o Rony não consegue enxergar o que ela sente, com o Harry tentando sair com garotas, aliás as cenas do Harry sendo paquerado são um dos pontos altos do filme, mas o melhor é ver ele descobrindo o que sente pela Gina, a irmã do seu melhor amigo.

Tenho que ressaltar aqui que o elenco neste filme estava excepcional, bem mais naturais nos seus papéis, isso provavelmente é mérito do diretor, que soube dirigi-los porque nos filmes anteriores era visível as limitações deles, o que ainda é visível, mas ficou bem mais sutil.

O filme não teve realmente ação como os anteriores, se não fossem as tiradas cômicas do Rony eu poderia dizer que o filme foi extremamente melancólico, triste até, um feito de ambientação e fotografia que conseguiu transmitir a atmosfera de medo e apreensão causada pelo retorno de ‘você sabe quem’.

O maior defeito do filme é de fato o seu final, o clímax da história, que você já deveria saber qual é porque já deveria ter lido os livros, acabou sendo suavizado, apesar de ainda ser fiel ao livro e não teve o impacto que era de se esperar, eu esperava um pouco mais talvez porque esta parte da história foi muito impactante para mim quando eu li pela primeira vez.

O filme como eu disse no começo não tem final, ele é como a primeira parte do final da história e ao contrário dos filmes anteriores ele não fecha quando acaba, ele se abre naquilo que o Harry deve fazer para completar o seu destino. É um filme ótimo, foi o filme que eu mais gostei até agora, mas se você acompanha a saga apenas pelos filmes pode ficar um pouco perdido, assim como a moça que conheci quando sentei ao seu lado no cinema.


2 Comentários:

Cristal disse...

Gostei MUITO do filme, acho o melhor até agora. Acho que foi um salto de qualidade incomensurável... Na fotografia, na direção, no roteiro... Até as mudanças na trama fizeram muito bem ao filme! E entendo que a batalha em Hogwarts tenha sido quase que completamente cortada, afinal o fim do sétimo livro tb é uma batalha em Hogwarts.

A única cena que eu achei desnecessária e verhonhosa foi a de Gina amarrando o cadarço de Harry.

Daniel disse...

Concordo, foi realmente o melhor filme até agora!

E a cena da Gina amarrando o cadarço do Harry foi muito constrangedora, o que eles queriam passar poderia ter sido passado de maneira melhor ainda que mantendo toda a estrahesa e nervosismo que os dois estavm sentindo.

Postar um comentário

Toca 42 © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO