sábado, 17 de outubro de 2009

Stargate Universe 1x04 - Darkness


Darkness, um nome apropriado para um episódio de SGU em que a Destiny ficou sem energia e toda esperança da tripulação acabou. Este foi um episódio diferente dos 3 episódios anteriores de Universe, me deixando sem saber exatamente como vai ser a cara da série, porque até agora todos os episódios foram diferentes uns dos outros, e eu estou adorando isso porque eu nunca sei o que esperar do próximo episódio, coisa que não acontecia em SG-1 e Atlantis que já nos primeiros episódios agente tinha uma estrutura previsível estabelecida e aqui tudo está mudando o tempo todo!

Apesar do Rush ter tido um ataque de stress por causa da preocupação com o que estava acontecendo, eu continuo detestando o cara porque ele é arrogante, esnobe e se acha melhor que todo mundo, e isso é muito bom, porque pela primeira vez em Stargate um personagem que faz parte dos ‘mocinho’ é tão desagradável! Claro que o responsável por todos estes problemas é o próprio Rush que ao se fechar e não compartilhar nada com os outros acaba sendo odiado por toda a tripulação que deixa de escutá-lo e passa a não confiar nele mesmo nos assuntos mais importantes.

Toda esta desconfiança com relação ao Rush acabou levando a uma situação inusitada envolvendo o Eli, que por ser um cara legal e estar tão envolvido com o Rush, que por algum motivo só consegue ‘confiar’ um pouco no Eli, acabou sendo colocado contra a parede pelo resto da tripulação para que ele contasse para eles o que ele sabia sobre os problemas da Destiny e a volta para a Terra principalmente se a informação estivesse sendo mantida em segredo deles. Foi interessante ver que apesar de ser um matemático nerd comum o Eli acabou se tornando alguém importante para aquelas pessoas sem se dar conta disso, alguém em que todos confiam até mesmo o Coronel Young que usou o Eli como exemplo de alguém que está tentando fazer alguma coisa deixando os cientistas profissionais a bordo da Destiny envergonhados por não tentarem fazer nada.

Stargate Universe vem inovando na franquia e isso é um fato. Neste episódio o modo de câmera estilo reality show que apareceu nos episódios anteriores ficou bem evidente, inclusive com os personagens fazendo uma espécie de depoimento e expondo os seus medos para a câmera, que aqui era um Kino controlado pelo Eli, isso foi particularmente interessante porque deu uma visão maior sobre muitos tripulantes da série que de outra forma seriam apenas figurantes. Esse destaque que Universe está dando para os seus figurantes me surpreendeu, porque em Atlantis isso não ocorreu e a situação era bem parecida, com uma equipe com um número limitado de pessoas presas fora da terra. Isso para mim é maravilhoso porque mostra que a equipe da série está preocupada com detalhes, ela se preocupou em transformar cada um dos tripulantes em um personagem de verdade e não deixar que eles sejam apenas ‘camisas vermelhas’.

Com o fim da energia na Destiny e todos os sistemas, exceto o suporte de vida, desligados todos começaram a pensar que iriam morrer, mas eles se deram conta que a probabilidade da nave ter parado e se desligado exatamente em um sistema estelar com planetas que provavelmente podem abrigar vida não podia ser uma coincidência e isso deixou todos a bordo cheios de esperança novamente, mas durante um movimento da nave utilizando a gravidade de um gigante gasoso, que todos pensaram que seria para colocá-los ao alcance dos planetas habitáveis a nave acabou tendo seu curso modificado para um rota de colisão com a estrela do sistema! E o episódio acabou ai, mostrando mais uma vez que Universe veio para ser diferente, pois a promessa é que todos os episódios sejam interligados, e a primeira mostra disso já pode ser vista em Darkness, com as queimaduras de sol do pessoal que foi para o planeta desértico do episódio passado sendo exibidas neste e com este final em aberto esperando a conclusão no próximo episódio que vai se chamar Light.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Toca 42 © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO