sexta-feira, 14 de maio de 2010

Supernatural 5x22 – Swan Song

supernatural5x22 Quando foi anunciado que Supernatural seria estendida e ganharia mais uma temporada, eu temi que isso fosse acabar prolongando de mais a história do Apocalipse, mas os produtores da série mantiveram a promessa de finalizá-lo ainda nesta temporada, encerrando um ciclo que começou 5 anos antes. Swan Song foi um episódio quase perfeito que finalizou muito bem a guerra entre Michael e Lúcifer e poderia até mesmo ser considerado como o final da série.

supernatural5x22a A narrativa dele foi um pouco diferente, o profeta Chuck narrou tudo como se estivesse escrevendo um dos seus livros enquanto o plano maluco do Sam de dizer SIM para Lúcifer ia sendo colocado em prática. Eles não perderam muito tempo com os preparativos, porque depois que a MORTE ensinou o que eles deveriam fazer e o Dean finalmente aceitou que não havia outra alternativa, tudo o que eles precisaram fazer foi abastecer o corpo do Sam com litros e litros de sangue demoníaco para agüentar a possessão de Lúcifer e descobrir aonde o Diabo estava escondido, o que não foi difícil já que a muito tempo o próprio dizia que o Sam iria aceitá-lo em Detroit.
supernatural5x22b Foi muito legal ver a surpresa do lúcifer com a determinação do Sam de dizer SIM, mesmo sabendo da intenção dele de tentar tomar o controle e se jogar dentro da prisão, eu fiquei um pouco surpreso por Lúcifer ter aceitado tomar o corpo do Sam mesmo assim, mas quando paro para pensar vejo que em sua arrogância Lúcifer jamais imaginou que um simples humano tivesse chances, o que inicialmente se mostrou verdade porque ele tomou o controle do corpo sem fazer esforço algum e o Sam só podia assistir. Lúcifer, por sinal, se mostrou ainda mais cruel do que vinha se mostrando, com o seu ar calmo e discurso compreensivo ele mostrou como pode ser sádico e manipulativo. Como se não bastasse ter vencido a luta pela posse do corpo ele ainda mostrou para o Sam como a sua vida inteira foi uma mentira preparada por Azazel.
supernatural5x22c Quem não aceitou nada bem a derrota do Sam foi o Dean que se recusou a ficar sem fazer nada e ir encher a cara como o Castiel sugeriu. Com a informação que ele pegou com o profeta Chuck ele foi ao local da batalha entre Lúcifer e Michael, que estava usando o corpo do Adam. Essa ousadia deixou ambos os anjos surpresos, mas apesar disso ele não pôde fazer muita coisa além de levar um surra tentando alcançar o Sam dentro de Lúcifer com o pouco tempo que o Castiel conseguiu ao jogar uma bomba incendiária de óleo santo em Michael.
supernatural5x22d A bomba incendiária deixou Lúcifer enraivecido o que fez com que o Cas tivesse uma morte chocante! Logo em seguida foi a vez do Bob. Mesmo assim o Dean não parou de tentar falar com o seu irmão, o que acabou fazendo com que o Lúcifer se aproximasse do Empala que acabou ganhando uma grande importância por ajudar a resgatar todas as memórias boas que o Sam tinha da sua vida, lhe dando forças para tomar o controle do seu corpo e abrir a jaula. Quem não gostou disso foi o Michael que queria cumprir o seu destino de batalhar com o irmão de qualquer forma e acabou caindo junto do Lúcifer quando o Sam se jogou para dentro da jaula, encerrando de vez o Apocalipse e a guerra entre os dois irmãos que agora ficaram presos juntos e poderão lutar por toda a eternidade sem destruir o planeta no processo.
supernatural5x22e No final, o Castiel voltou a vida, superpoderoso ao ponto de pensar em voltar para o céu e preencher o lugar vazio deixado por Michael, ele também trouxe de volta o Bob, e ajudou o Dean a ver que ele saiu exatamente com o que queria de tudo aquilo, com a sua liberdade, sem céu e sem Inferno. O que o fez desistir do plano de caçar Deus para se vingar e seguir com a promessa que ele fez ao Sam de tentar ter uma vida e uma família com a Lisa.
supernatural5x22f Foi um final muito legal, que poderia perfeitamente servir como o fim da série por ter dado encerramento a quase tudo, inclusive um possível final feliz para o Dean, mas como tem uma sexta temporada eles acabaram estragando um pouco fazendo o Sam/Lúcifer aparecer do lado de fora da casa da Lisa no finalzinho do episódio. Esse episódio também me deixou com a impressão de que o divertido profeta Chuck é na verdade o próprio Deus quando ele desapareceu em pleno ar, uma coisa dessas se for confirmada cria toda uma nova forma de encarar a série e as várias ajudas que ele deu para os irmãos. Eu só sei que por enquanto eu só vou considerar Supernatural como tendo estas 5 temporadas e quando a próxima começar eu vou avaliar se eu continuo a assistir a série, se eu vejo ela como Supernatural 2 ou se o que vem a seguir vai ser digno de ser considerado como a 6° temporada.

4 Comentários:

bones disse...

DAniel, te digo so uma coisa, assisti esse episodio pela justin.tv, com dua abas abertas e F5 de prontidão por causa do limite de transmissões (deu 1500 usuários no meio do episodio) e foi um susto atrás do outro. Cas explodindo, Cas aparecendo, bobby morrendo, bobby revivendo. Nesse recarregar de página perdi
algumas cenas e o final com o Sam, então me pareceu a principio O Final de toda a serie e confesso que não gostei.
Ver o Dean se assentar em algum lugar me parece muito simplista, o cara fica a vida toda encarando o sobrenatural e de repente larga tudo por uma casa no suburbio? ah, não.
Depois que vi o ep inteiro achei perfeita a apariçaõ do Sam (em pessoa, fantasma, anjo ou demonio, não importa).
Já Chuck Deus ficou meio forçado.
Esperemos o próximo, abraços.

Daniel disse...

Eu já teria gostado de tudo se esse fosse o final da série. Com relação ao Dean começando uma vida normal, eu achei isso perfeito, porque a forma como eles mostraram isso não foi a de um verdadeiro final feliz, foi a de que ele estava muito abalado e estava fazendo aquilo porque tinha prometido, e nada mais havia sobrado para ele, ele estava apenas tentando conseguir um pouco de felicidade.
O Chuck ser Deus não acho que tenha sido forçado não, se isso se confirmar mostraria que Deus estava realmente interferindo em favor dos irmãos a muito tempo e que ele não é o sacana que agente estava pensando, é toda uma outra forma de ver Deus em Supernatural.
E apesar de ter achado a morte de Cas surpreendente e ter gostado que el voltou no final, eu realmente esperava que alguém morresse de verdade para darainda mais peso ao que aconteceu, e depois que o Cas trouxe o Bob de volta eu esperava que a partida do Sam e do Adam tivesse sido definitiva, pelo menos até eles encontrarem uma maneira criativa de retirá-los da jaula, mas ao invés disso o Sam já aparece inesplicavelmente no final desse episódio.

Azulongmon disse...

Estou supreso que você tenha gostado desse final, Dan.Eu esperava muito mais da season finale!Vamos colocar uma coisa bem clara.Sam que aparece no final do episódio não é o Lúcifer coisa nenhuma!É apenas um fantasma!Agora é torcer que a Sera Gamble mostre que estou errado sobre meus temores dessa 6ª temporada.

P.S.

Francamente, ainda não engoli essa história que o Chuck seja Deus.Espero que expliquem isso melhor...

Daniel disse...

Azulongmon, eu gostei deste final sim, em boa parte simplesmente porque a muito tempo eu estava sem expectativas sobre ele, eu simplesmente não esperava mais nada, eu só queria ver como seria o fim. A algum tempo eu descobri que todas as vezes em que eu abaixo a ansiedade sobre um determinado episódio e evito ficar pensando em como eu gostaria que ele fosse eu acabo sempre me divertindo muito mais.. Confesso que se esse final tivesse sido exibido logo no começo da temporada eu provavelmente iria achar muitas coisas para não gostar deste encerramento, mas depois de tanto tempo e uma temporada irregular eu acabei ficando bastante satisfeito, inclusive com a reviravolta do Chuck.
Eu só não acho que o Sam que apareceu possa ser um fantasma, afinal fantasmas são espíritos ligados aos seus corpos, e tanto o corpo como a alma do Sam ficaram aprisionados dentro da jaula junto de Lúcifer, do Adam e do Miguel, sem que nenhum deles tenha morrido, e mesmo que Miguel tivesse matado Lúcifer dentro da Jaula, a alma do Sam ainda ficaria presa lá dentro.

Postar um comentário

Toca 42 © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO