quinta-feira, 15 de julho de 2010

Resenha: Stargate Universe 1x19 – Incursion part 1

sgu1x19 Finalmente estou de volta e pude assistir aos dois episódios finais da primeira temporada de SGU. Depois de um episódio anterior fantástico, se inicia esse episódio que dá início ao fim desta temporada irregular. Ele começou muito bem, com o Coronel Young levando a sua ameaça de matar o Coronel Telford por asfixia até o fim, eu fiquei verdadeiramente surpreso com isso, eu não esperava ver o Young agir assim, e manter a sua decisão mesmo contra a opinião de todos os outros, inclusive da Camile. E a tensão do momento só foi crescendo enquanto assistia o Telford morrer por asfixia no corpo do Rush. Até que num momento de brilhantismo da série, o Young me surpreende novamente ao revelar que tudo aquilo não passou de uma técnica para libertar uma pessoa do controle mental (Ritual de Malshuraan, usado pelo Bra’tac para fazer Teal’c voltar ao normal no início da quinta temporada de Stargate SG-1), é muito legal para um fã da franquia Stargate ver a história e mitologia da franquia sendo usada de forma inteligente e ligando as suas séries. Foi só morrendo por um tempo que o Telford foi libertado da lavagem cerebral da Aliança Lucian e pôde revelar os planos de invasão da Destiny.


Foi interessante ver o contra-ataque terrestre sendo planejado e executado. A Coronel Carter foi enviada até o planeta do tipo Ícarus para frustrar os planos da Aliança e tentar tomar o planeta, o que daria uma linha direta de abastecimento para Destiny. Só que o ataque surpresa da Terra não foi rápido o bastante e o Rush já havia sido forçado a arrumar a discagem do Stargate para a Destiny. Assim que viu que perderia o controle da base para a Terra a Comandante Kiva da Aliança Lucian não pensou duas vezes antes de ordenar uma evacuação apressada da base diretamente para a Destiny, essa linha de ação fez com que ela fosse despreparada para lá e a instabilidade da discagem fechou o caminho destruindo o planeta inteiro assim como da vez em que a Terra discou.
sgu1x19a Embora eu entenda que para dar continuidade na trama a Aliança Lucian precisava chegar até a Destiny, eu achei muito forçado a velocidade com que o Rush conseguiu arrumar a programação necessária para fazer a discagem, ele levou anos de trabalho para fazer isso da primeira vez e só levou um ou dois dias para escrever tudo praticamente do zero desta vez? E enquanto era mantido em cativeiro e esperava ser resgatado? Ele tinha que ter fingido trabalhar e dar resultados o mais lentamente possível e não fazer tudo o mais rápido possível.

Como o plano de invasão da Destiny já era conhecido, o Coronel Young teve tempo de armar um plano de defesa eficiente, ele isolou a sala do portal para que assim que a invasão tivesse início ele pudesse retirar o ar lá de dentro e matar toda a força invasora. E foi aqui que o episódio mudou de cara, me fazendo perguntar como os roteiristas da série conseguem fazer tanta besteira depois de terem entregado, até o momento, uma trama tão interessante?
sgu1x19b Quando a Aliança Lúcian chegou o Young estranhamente decidiu esperar a força de invasão inteira atravessar para ordenar a descompressão da sala, até aí eu engoli, mas assim que ele viu o Rush no corpo do Coronel Telford chegando pelo portal ele deu para trás no plano perfeito para eliminar a força invasora e salvar a vida de todos a bordo! Ele nem mesmo pensou em retirar o ar do compartimento apenas por tempo suficiente para fazer todos desmaiarem como ele havia feito momentos antes para salvar o Telford do controle mental! Ele esperou a Comandante Kiva, que não brinca em serviço, abrir as portas da sala do portal à força e iniciar uma invasão no resto da nave para finalmente tomar a atitude que ele tinha que ter tomado no começo! Só que aí já era tarde de mais! Tudo porque o tempo que a tripulação da Destiny teve para preparar um plano de resistência deve ter sido usado por eles para jogar baralho, fazer sexo e admirar a vista do mirante. Eles nem mesmo se preocuparam em montar linhas de defesa secundárias pro caso do plano principal dar errado por qualquer motivo! E foi assim, com uma incompetência sem tamanho do Young que mais uma vez hesitou em tomar uma decisão de comandante, coisa que a Carter não fez ao ordenar a retirada da sua nave deixando dois pilotos para trás mais cedo, que a Aliança Lúcian tomou parte da nave, e foi por essa incompetência que ele colocou em risco todas aquelas pessoas que deveria estar protegendo.

Então, um episódio que se encaminhava para a perfeição e que foi muito legal, cheio de ação, empolgante em vários momentos e teve referências a momentos interessantes do passado da franquia, acabou me deixando irritado no final apenas pela burrice do Young, pelo menos essa burrice toda serviu para eu ver o General O’neill dar uma bela de uma ‘comida de rabo’ nele depois que ele perdeu parte da nave e isso me fez dar um bom sorriso no final...

3 Comentários:

syrin disse...

Adorei a forma como o O'Neill deu um puxão de orelhas ao Young. É como eu digo - ele é burro e não há mais nada a fazer.

Será que alguém percebeu a "estratégia" dele relativamente à invasão da Destony? Acho que ainda estamos todos a tentar perceber porque é que ele fez o que fez... :s

syrin disse...

De qualquer maneira, este foi o meu episódio favorito da temporada...

Daniel disse...

O meu episódio favorito foi o anteror.

Acho que a série teria tomado um nível bem diferente se o Young simplesmente tivesse matado todos os inimigos como planejado, junto do Rush/Telford. Isso sim seria um momento para qualquer um ficar em estado de choque, ainda mais se eles mostrassem todos sufocando e morrendo lentamente...

Postar um comentário

Toca 42 © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO