segunda-feira, 13 de julho de 2009

Torchwood 3x05 - Children of Earth - Day Five


Eu estou sem palavras depois de terminar de ver este último episódio desta temporada. Sem dúvida que esta foi a melhor temporada de Torchwood até agora, e foi uma temporada muito, mas muito superior as outras duas, sendo inclusive melhor que Doctor Who, mesmo sendo mais curta, talvez seja interessante que da próxima vez eles façam uma temporada mais longa mas com o sistema que eles usaram aqui com arcos de episódios contando histórias fechadas.

Este quinto episódio foi emocionante, me deixou com lágrimas nos olhos diversas vezes, o nível de tensão que vinha crescendo a cada episódio chegou a um ponto angustiante.

Depois que o Ianto morreu no episódio anterior junto de todo mundo dentro do prédio, o governo se viu sem alternativa a não ser entregar as crianças, e para isso eles mentiram para a população mandando as crianças de volta para as escolas dizendo que elas seriam inoculadas com uma vacina que as protegeria dos alienígenas, quando na verdade eles retirariam as crianças das escolas para entregá-las para os alienígenas.

Fiquei surpreso e enojado quando os alienígenas revelaram que usariam as crianças como drogas, pois elas produzem químicos que os fazem sentir-se bem, foi um bocado chocante descobrir isso.

Como seu plano não funcionou e o Torchwood havia perdido, o Jack conseguiu a liberdade da Gwen, e a mandou para a casa da família do Ianto para que ela salvasse os sobrinhos dele e desse a notícia da sua morte. Toda esta parte foi muito triste e cheia de tensão com a Gwen tentando esconder as crianças do exército.

Uma das partes mais chocantes do episódio e provavelmente de toda a série foi quando o primeiro ministro ordenou que o Frobisher (o funcionário que estava negociando com os aliens, e que antes havia mandado matar o Jack) entregasse as próprias filhas para os 456 como uma demonstração pública da boa vontade do governo, para que depois eles tivessem um álibi dizendo que haviam sido enganados. A cena em que ele chegou em casa, mandou a família pro quarto e os seguiu com uma arma na mão fechando a porta as suas costas fazendo agente ouvir apenas os tiros enquanto ele matava toda a sua família e depois se matava foi fantástica e cheia de emoção. Foi triste ver que depois de se dedicar a vida toda ao seu governo ele foi apunhalado no coração e não conseguiu suportar o destino que aguardava as suas filhas nem suportar a culpa de ser o responsável por aquilo.

Enquanto isso a filha do Jack convenceu os captores dela a usarem o Jack para tentar salvar o mundo, já que se alguém poderia conseguir seria ele. Graças a isso o Jack foi resgatado da prisão, mas se viu com um grande problema para resolver.

Enquanto ele tentava descobrir como usar o sinal dos 456 contra eles, eles se depararam com um som diferente, o som que os alienígenas usaram para matar um velho que em 1965 deveria ter sido entregue para eles quando ainda criança, mas que fugiu e por algum motivo conseguia sintonizar as transmissões alienígenas assim como as crianças. Com este sinal eles conseguiram criar uma arma contra os aliens, mas não tinham como transmitir este sinal, até que um dos cientistas que estava trabalhando a décadas no sinal de comunicação dos 456 sugeriu que eles tinham sim uma forma de fazer isso.

Eu confesso que fiquei sem palavras e completamente atordoado quando o Jack concordou com o plano para eliminar os alienígenas, afinal, ele precisava usar uma criança para transmitir o sinal e a única criança disponível era o neto dele!!! Foi chocante e emocionante ver o garoto ‘fritar’ o seu cérebro enquanto transmitia o sinal para todas as crianças do mundo que juntas conseguiram expulsar os alienígenas! Foi de partir o coração a dor do Jack por ter matado o próprio neto e a dor da filha dele vendo seu filho morto!

O episódio foi cheio de emoções fortes, mas no final um sentimento de justiça arrumou um espacinho porque a fiel secretária do Frobisher depois de ver o que o primeiro ministro fez o seu chefe fazer, ela resolveu ir conversar com a Lois, e passou a utilizar as lentes de contato especiais que gravavam tudo, e isso fez com que ela conseguisse gravar o que o primeiro ministro da Inglaterra disse, e usar isso para destruí-lo!

O final do episódio foi marcante também, porque se a série acabasse ali ele seria um final perfeito, que se encaixou maravilhosamente bem nos acontecimentos desta temporada. Completamente destruído por ter usado e matado o próprio neto, o Jack resolveu fugir dele mesmo saindo do planeta e simplesmente pegou um cruzeiro espacial para fora do sistema solar depois de se despedir da Gwen grávida de 6 meses.

A partir de agora eu não sei o que esperar de Torchwood, com todos os personagens mortos, com o Jack fugindo dos seus demônios e com a Gwen grávida, vou ter que esperar para ver como vai ser a quarta temporada, mas antes já vou poder ver o Jack em um dos especiais do Doctor Who deste ano, talvez o encontro com o Doutor o faça ele voltar para a Terra e o ajude a se curar.....

Ps: Uma parte do episódio em particular merece destaque, a Gwen gravando um vídeo sobre o fim do mundo, e falando sobre o Doctor, e de como ela queria conhecê-lo, em como ele sempre salvava o planeta, mas que desta vez ele devia ter ficado com muito desgosto da humanidade pelo que eles estavam fazendo com as suas crianças.....

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Toca 42 © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO