sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Distrito 9 [District 9] Sci Fi como nunca visto antes!

distrito'9'imagem4 
Distrito 9 é o filme Sci Fi do ano! E isso não é pouca coisa em um ano como esse em que Terminator 4 e Star Trek voltaram  à tela grande. A estreia do diretor Neill Blomkamp  não poderia ser melhor, já que os 30 milhões de dólares que o filme custou foram pagos já no final de semana de estreia nos EUA, mas bilheteria não é sinônimo de nada e é a história que consegue fazer deste filme um clássico instantâneo.
A trama sobre uma raça alienígena sendo mantida presa na Terra pelos governos mundiais é no mínimo uma ideia inovadora. Jogar o local em que os aliens aterrissaram na África do Sul, bem diferente e distante de cidades como New York ou Londres normalmente vistas em filmes sci fi, foi extremamente acertado e conseguiu criar já na ambientação a transposição de problemas sociais graves vividos pelos ‘camarões’, como eles são ofensivamente chamados, e fazer uma crítica ao que nós humanos ainda enfrentamos.
distrito-9-1
Outra coisa interessante no filme é a forma como a história foi contada, na forma de um documentário, o que acabou dando um ar de realismo ainda maior a Distrito 9. Com cenas de câmera na mão, intercaladas com depoimentos das pessoas, fomos sendo apresentados às diferenças entre os aliens, as diferenças entre as nossas culturas, ao preconceito e ao estado deplorável e degradante em que eles eram forçados a viver, assim como os desejos da população e dos próprios alienígenas de que eles deixassem esse planeta.

Embora eu tenha adorado o filme, ele apresenta alguns problemas e furos. O mais grave deles é o motivo da chegada e permanência dos alienígenas aqui na Terra, que não é explicado, mas que pelo que deu para entender foi porque a nave estava sem combustível, sendo a busca por este combustível nos equipamentos alienígenas o maior furo do filme. No entanto a atitude dos humanos tentando manter os aliens sob controle e tentando obter a qualquer custo o controle sobre suas armas, foi extremamente verossímil.
distrito9_3
District 9 é um filme de ficção científica diferente por ter trazido algo novo  ao gênero, por ter mostrado que não é preciso orçamentos gigantescos para se fazer bons filmes Sci Fi cheios de ação, com histórias capazes de nos fazer pensar e nos divertir ao mesmo tempo, e por ter apresentado alienígenas verdadeiramente diferentes de nós -  tanto física, biologica e culturalmente.

Publicado primeiro no Sci Fi do Brasil

1 Comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

eu acho que os aliens chegaram na terra por acidente.
afinal, a principio, não quiseram nem sair da nave, estavam até passando fome e estavam com medo

mas foi mesmo um filmão
que venha logo 'distrito 10'

Postar um comentário

Toca 42 © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO