sábado, 14 de novembro de 2009

Stargate Universe 1x08 - Time

sgu1x08 Eu estou um pouco sem saber o que sentir sobre este episódio, por um lado eu detesto histórias de viagens no tempo, tendo muitos poucos episódios que mexem com isso me agradado, mas por outro lado eu realmente fiquei empolgado com algumas coisas neste episódio, e pela primeira vez eu realmente queria ver o que vinha depois na gravação do Kino que eles encontraram no planeta! No geral acho que foi o melhor episódio da série, mas ainda não é aquilo que a maioria dos fãs estão esperando.
sgu1x08a Uma das coisas que já me agradou logo de cara neste episódio foi a ambientação, por muito tempo eu sonhava em ver florestas diferentes das florestas de eucaliptos do Canadá nos diferentes planetas visitados pelas equipes das séries Stargate e este episódio se passou em uma floresta Tropical chuvosa!!! Só com isso eu já comecei a me empolgar. Mas foi o estilo Kino documental do Eli que deu um toque a mais nas coisas, porque boa parte do episódio foi passado com os personagens assistindo as imagens gravadas pelo Eli dentro do Kino que eles encontraram no planeta, presenciando eles mesmo em situações que nunca haviam acontecido e deixando todos sem saber como aquilo era possível, inclusive eu que estava me perguntando como que eles conseguiram enviar um Kino através do tempo para o passado sendo que eles estavam em um planeta aparentemente primitivo.
sgu1x08b A resposta foi bem legal e me deixou feliz por mostrar que os produtores da série tem utilizado fatos e referências a coisas que aconteceram em SG-1 sem imitarem e plagiarem os episódios da série como Atlantis fazia frequentemente. Aqui eles descobriram através do Kino que o Stargate no planeta estava enviando qualquer um que passasse para o mesmo planeta só que no passado, coisa que aconteceu no episódio 1961 de SG-1 devido a chamas solares interferindo na conexão!
sgu1x08c As filmagens do Kino foram muito interessantes, ver o que todos eles passaram naquele planeta sendo massacrados por criaturas noturnas que lembravam as criaturas em forma de mão de ‘Alien o 8° Passageiro’, como o Eli chegou a falar, enquanto adoeciam um por um de uma doença misteriosa e de ação extremamente rápida foi muito empolgante, mesmo sabendo que aquilo não iria realmente acontecer de verdade porque eles estavam vendo aquilo e poderiam se prevenir de acontecer. As gravações do Kino tiveram algumas das cenas de ação mais legais da série, o que não é difícil já que ela quase não teve ação até agora, e foi muito legal finalmente ver uma batalha contra alienígenas, mesmo que eles fossem vermes (Goa’uld também eram e ninguém reclamava).
sgu1x08d As gravações também tiveram alguns dos diálogos mais emocionantes e reveladores sobre os personagens, finalmente descobrimos qual é a doença da mãe do Eli, e eu fiquei surpreso por ter visto HIV sendo tratado em uma série de Sci Fi como Stargate, outra coisa foi a conversa do Eli com o Rush sobre a morte e a percepção de que vamos todos morrer um dia, essa conversa foi mais reveladora do que pode parecer a primeira vista, pois finalmente descobrimos um pouco mais sobre como o Rush pensa e que um dos objetivos dele é superar a morte fazendo a sua consciência imortal assim como os Ancients fizeram através da Ascensão e é para isso que ele tanto busca acumular conhecimento.
sgu1x08e Como se toda a história das gravações no Kino não fossem o bastante, as pessoas começaram a realmente adoecer dentro da Destiny, inicialmente a TJ achou que fosse a mesma doença que havia feito eles adoecerem nas gravações do Kino e que eles deviam tê-la contraído quando foram ao planeta e encontraram o Kino, mas logo várias pessoas que não haviam ido ao planeta começaram a adoecer também e isso fez eles procurarem outra explicação e descobrirem que a água que eles trouxeram do planeta de gelo não havia sido propriamente purificada e um organismo nela estava deixando todos doentes e matando cerca de 12 horas depois da primeira aparição dos sintomas.
sgu1x08f Foi a partir daí que o episodio começou a ficar um pouco mais previsível e ficou claro para mim que a Destiny havia discado para aquele planeta porque lá eles encontrariam a cura e isso ficou óbvio para todos logo depois quando continuando a assistir as gravações do Kino eles descobriram que o veneno contido na mordida da criatura que havia massacrado eles nas gravações do planeta curava a doença deles pouco antes de descobrirem como aquele Kino havia viajado no tempo.
sgu1x08g Nesta hora eu pensei que tudo havia acabado, eles haviam encontrado a cura para a doença, sabiam dos perigos do planeta e iriam conseguir fazer com que aquilo que eles viram nas gravações não acontecesse porque estariam prevenidos. Eu estava esperando ver o final feliz quando fui surpreendido pela morte da Tenente “peituda” James vítima da doença! Tudo isso enquanto o Eli finalmente se declarava de forma emocionante para a Chloe que estava em coma. Eu estava surpreso e impressionado por eles terem matado a Tenente James que andava ganhando mais espaço, mas toda esta sensação de alegria (pela coragem da série) e tristeza (pela morte) começou rapidamente a ser substituída por frustração quando a TJ revelou que a Chloe havia morrido também porque não foi difícil de imaginar que eles dariam um jeito de concertar isso, mas a esperança é a ultima que morre e foi só a equipe que foi buscar a peçonha da criatura no planeta ser mostrada em sua busca para as coisa começarem a desandar, eles pareciam não ter aprendido nada com os vídeos que eles viram no Kino e logo todos estavam sendo massacrados por pura ignorância estratégica. Foi aí que ficou óbvio para mim que o Scott iria salvar todos mandando mais um Kino para o passado contendo a informação de que a doença estava presente na água e não no planeta e que o veneno da criatura era a cura e que ela era perigosa e bla-bla-bla.
sgu1x08h Mesmo assim o episódio foi excelente, muito empolgante e terminou de maneira ótima e inusitada com um final aberto do Scott enviando o Kino para o passado. Stargate Universe tem conseguido me agradar bastante, a série não é tudo aquilo que eu queria, e tem decepcionado muitos fãs da franquia que queriam ver batalhas espaciais e luta contra um inimigo, mas ela tem mostrado algumas coisas que eu sempre quis que Stargate prestasse mais atenção, a ambientação dos planetas está diversificada e deixou de ser sempre a mesma floresta de Coníferas do Canadá, até agora já tivemos um planeta desértico, um de gelo e um de florestas tropicais, além disso, a série tem mostrado alienígenas diferentes do humanóde convencional que a franquia sempre usou tendo a entidade de areia, e essa criatura que parecia uma homenagem a Alien, e a série ainda está tratando de assuntos que sempre foram pouco explorados na franquia, como os perigos de viajar para outros planetas, com doenças e criaturas mortais além de estar fazendo muitas e muitas referências a cultura nerd através de diálogos e analogias a diversos filmes.

3 Comentários:

Davi S. Graeff disse...

Aí Daniel.
Achei esse episódio tão bom quanto o Light. Cara uma coisa que li aqui no seu blog e me colocou pra pensar. A Destiny sabia que a água estava contaminada e sabia das criaturas, por isso parou ali. POruqe se formos lembrar, ela tem dados de todos os planetas onde as naves mandandas anteriormente colocaram os stargates, e ela não mandaria a tripulação pra um onde tem criaturas tão perigosas por nada. Ela pra fazer algo tão perigoso seria apenas por um caso de grande nescessidade, como a água contaminada.
Cada vez mais acho a nave foda cara.
É uma pena que naquela comunidade de SGU só tenham trols e gente bitolada, seria bacana discutir coisas assim lá...
Não sei se você tem conhecimento da websérie KINO que é toda mostrada como se fossem imagens que o Eli grava com os kinos, o último episódio trouxe algo sobre a conclusão de Time.
http://www.youtube.com/watch?v=vte7LMnYV10
Na minha opinião ainda bem que optaram por isso na websérie e não no episódio, pois teria ruido o final em aberto que eu achei muito bom.
Cara excelente texto, espere mais visitas minhas, um abraço

Aaron disse...

Discordo e concordo plenamente com vocês dois - Daniel e Davi -, eu não assisti as primeiras séries referentes à SG, e de certa forma acredito que o objetivo de SG-U seja ampliar o número de pessoas/fans/nerds que assistem a franquia SG. Eles estão reestruturando quase que do zero, toda a informação referente a stargates, tipos de: aliéns, planetas e bactérias. Sei que a maioria dos fans deve estar super - transtornada com isso, como vcs afirmaram - mas como é de se esperar, acredito que até o episódio 15 ou posteriores, a tripulação da Destiny enfrentará problemas maiores que bactéria, ou vermes loucos por sangue. Até o presente momento não consigo passar uma semana sem assistir ao episódio de SG-U, e não tento assistir às franquias anteriores, até porque assim como o Eli - Tô vendo isso agora, e com o tempo vou me acostumando.

E postar no site parece mais interessante que apenas ler - não que isso seja ruim - , afinal às vezes apenas leio e deixo os pensamentos de lado. Pergunta - alguém sabe me dizer se a Milla Jovovich(Resident Evil) vai fazer um seriado de terror... ou um filme paranormal...

Daniel disse...

Fico feliz que estejam gostando do blogQ Davi, eu acompanho a websérie Kino toda as semanas no site oficial de Stargate!

Aaron, que bom que você tem gostado da série! Fazemos parte de uma minoria? se formos ver a quantidade de gente que tem desgostado do caminho escolhido para SGU, que não é perfeit, mas é muito interessante! Você está entrando agora no universo Stargate? Fique sabendo que vale muito a pena assitir as séies SG-1 e Atlantis, que mesmo que sejam muito diferentes de SGU são maravilhosas, principalmente SG-1!

Postar um comentário

Toca 42 © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO