sábado, 17 de abril de 2010

Stargate Universe 1x13 - Faith

sgu1x13 Este foi o primeiro episódio de SGU que eu posso dizer que foi gostoso de assistir, a série vem acertando cada vez mais depois que retornou da pausa, ainda não é tudo o que eu espero, mas este episódio conseguiu ser interessante e explorar muito bem o lado dramático que Universe sempre pretendeu ter e que estava falhando em mostrar, mesmo sem ter ação alguma.
sgu1x13a O fato da Destiny sair do FTL sem aviso prévio não é mais motivo para alarde, mas desta vez o motivo dela fazer isso foi muito interessante porque ela esbarrou em um sistema estelar que não estava nos seus bancos de dados, mas isso nem foi o melhor, o mais legal foi descobrir que o sistema inteiro, incluindo uma estrela e o planeta paradisíaco que a orbita, foi criado por uma raça alienígena extremamente avançada! Para se ter uma idéia, o Rush não acreditava nem que o Ancients tivessem a capacidade de criar uma estrela, então uma raça tão avançada a ponto de criar estrelas e planetas inteiros seria uma inclusão ainda mais espetacular ao universo Stargate que os Ancients foram na época de SG-1! Vale especular que este possa ter sido a primeira visão da civilização dos Furlings, mas não dá para ter certeza porque não foram mostradas as inscrições no Obelisco que eles encontraram para gente comparar com as inscrições que vimos em SG-1.
sgu1x13b Mas a descoberta desta nova e potencial raça alienígena não foi o que tornou este episódio legal, o que fez isso foi o tempo que uma pequena equipe passou no planeta recolhendo suprimentos para a Destiny enquanto a nave lentamente atravessava o campo gravitacional da estrela. Pela primeira vez eu pude ver a tripulação da nave realmente feliz e se divertindo, portanto não foi surpresa que várias pessoas quiseram permanecer lá quando chegou a hora de partir, ainda mais quando um riponga levantou a possibilidade mística daquele planeta ter sido colocado diante deles de propósito por uma raça extremamente avançada e que portanto possivelmente seria muito bondosa a ponto de ser a melhor chance que eles tinham de receber ajuda e voltar para a Terra.
sgu1x13c O surpreendente foi ver o Young aceitar esta decisão, mesmo que ele tenha obrigado o pessoal militar a voltar para a Destiny como condição para deixar o resto tentar a sorte permanecendo no planeta. Eu acredito que ele só deixou porque não queria ter que forçar todos a voltar sob a mira de uma arma e causar mais problemas de motim no futuro.
sgu1x13d Outra coisa que eu gostei bastante foi a revelação aberta de que a TJ está grávida de um filho do Young, isso explica bastante sobre os motivos pelo qual ela estava pedindo transferência na base Ícarus. Mesmo que a maioria do pessoal e o Young ainda não saibam disso, essa realidade deve transformar as coisas para a personagem e até mesmo para o resto da tripulação, principalmente porque a TJ queria tentar criar o filho longe da nave e dos perigos que ela acarreta, mas foi forçada a voltar para a Destiny.
sgu1x13e Este episódio conseguiu ser também um dos mais realistas de toda a série, foi muito legal ver as mulheres acordando com a cara amassada e o cabelo desarrumado, ver a equipe no planeta se divertindo jogando futebol enquanto o pessoal que ficou na Destiny ficava cada vez mais desanimado com a qualidade da comida, foi ótimo ver que a falta de comida decente estava afetando não só a moral de todos como a saúde e que a TJ estava doente e desnutrida. Foi legal ver o Eli construindo uma nova amizade com a Camile que está ganhando cada vez mais espaço na série e talvez finalmente deixando de ser o cachorrinho da Chloe.
sgu1x13f Além de tudo isso, o episódio ainda tirou um tempo para mostrar a tripulação da Destiny usando as semanas de viagem lenta para consertar áreas danificadas da nave e descobrindo coisas novas e potencialmente muito interessantes! É uma pena que a nave não ficou tempo suficiente nos arredores do planeta para descobrir mais sobre os alienígenas que o construíram, mesmo assim o único grande defeito do episódio foi eles terem perdido a oportunidade de se livrarem da Chloe, que queria ficar no planeta, mas acabou voltando quando a TJ e o Scott foram forçados a voltar...

5 Comentários:

comunista disse...

bem acabei de ver o episodio e comcordo com seu comentario.
o que os fãs da franquia stargate tem que entender de uma vez por todas e que nunca mais nunca mesmo a serie stargate universe sera ou melhor tera alguma coincidência com as outras duas franquias que acabaram.
na minha opinião a serie esta ótima nunca na historia de stargate tivemos tantas diversidaddes de personagens como tens agora.
bem esta e minha apiniao

syrin disse...

Pois eu digo exactamente o contrário - este episódio foi aquele que quase me fez deixar a série. Não só os eventos passados pouca ou nenhuma consequência têm para o episódio seguinte (como foi o caso do motim, quase deixado de lado), como a série está cada vez mais novelesca.

A gravidez da TJ nada mais é do que má fanfiction. Não, a sério, acho que já li esta história na net. :s Já nem sei o que dizer... :s

syrin disse...

Já agora, gostava de saber se a história da gravidez da TJ foi pensada desde início ou se foi apenas uma forma de compensar a gravidez da actriz na vida real? :s

Daniel disse...

Ai que tá Syrin, eu acho que os eventos do episódio anterior tiveram muita importancia neste, que se não tivesse tido o motim o Young teria arrastado todo mundo de volta para a Destiny sem pensar duas vezes,mas agora ele está começando a ouvir os civís e tentando melhorar a convivência entre eles, além disso todos os relacionamentos entre os dois grupos sofreram abalos que ficaram visíveis. E acredito que as coisas que aconteceram neste episódio vão ter grandes consequencias nos próximos.

Acho que você provavelmente não se sentiria assim sobre este episódio se a série tivesse acertado a mão desde o começo, o problema é que a série não conseguiu acertar a história por muito tempo e quando um episódio bom aparece ele é visto como mais um dos péssimos episódios só porque não teve um pingo sequer de ação ou porque é completamente diferente de tudo que já tivemos em Stargate, e isso não é uma coisa ruim, é algo legal para SGU que desde o começo se propôs a ser diferente das outras séries da franquia e neste episodio ele conseguiu isso, eu só espero que os próximos episódios consigam acertar a mão também, não só em episódios puramente dramáticos, mas em episódio de ação, porque os poucos episódios de ação que a série teve até agora não ficaram realmente bons.

Eu também queria saber se a gravidez foi pensada desde o começo, e eu acho que foi sim, porque eu acho que me lembor de uma entrevista em que eles diziam que a gravidez da atriz não ia atrapalhar os planos deles, nem seria forçada para dentro da série, só que tenho que confirmar isso....

Bruno disse...

Gostei do episodio, achei que a gravidez de TJ foi mostrada com bastante sensibilidade, e que plantaram boas sementes para novas histórias futuras.

Acredito que o Cel. Young so colocou como condicao a volta dos militares para nao perder TJ.

Notaram que desceram 15 pessoas com a nave e apenas 3 nao militares voltaram ao final do episodio (Chloe, Dr. Volker e o cientista cetico)?

Juntando com Palmer e o outro que ficaram perdidos no episódio 3, mais 2 mortos (Spencer e Groomer) dos 70 e tantos que começaram já perderam-se uns 12...

Postar um comentário

Toca 42 © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO