sábado, 8 de maio de 2010

Stargate Universe 1x16 - Sabotage

sgu1x16 Este episódio foi ótimo! Teve vários momentos interessantes e alguns com grande significado para a série, mas da mesma forma ele teve um grande defeito, que foi a forma como a equipe deixada para trás no último episódio conseguiu voltar, aconteceu exatamente o que eu mais temia e tudo foi solucionado de forma apressada para dar continuidade à trama da semana. Foi um bocado decepcionante ver que os três simplesmente discaram para a Destiny assim que ela saiu do FTL após uma explosão, foi tudo tratado de forma tão natural como se eles estivessem voltando de um simples passeio o que foi o grande defeito deste episódio. Em compensação a trama principal foi muito legal e conseguiu mais uma vez dosar muito bem a ação e o drama com o desenvolvimento dos personagens.
sgu1x16a Com o FTL danificado pela explosão, e também com a notícia de que a Destiny não conseguiria atravessar o vazio entre as galáxias se eles não arrumassem uma forma de aumentar o seu desempenho, o Dr. Rush pediu que uma especialista da Terra fosse chamada para ajudar nos reparos e nas modificações, a Dr. Amanda Perry (Mandy) que é uma tetraplégica presa a uma cadeira de rodas se mostrou um verdadeiro desafio para a tenente James que não conseguiu ficar no seu corpo paralisado na primeira tentativa de usar as pedras de comunicação, e depois para a Camile que trocou de corpo com a Mandy e permaneceu mais de três semanas em casa sofrendo os problemas de uma deficiência tão limitante. Essa experiência parece ter surtido efeito em ambas as personagens de SGU, e foi bastante notável na Tenente James que depois que voltou viu como devia ser difícil para o Dr. Franklin que estava consciente em um estado parecido de paralisia depois que sentou na cadeira dos Ancients. Foi legal também porque a abordagem do assunto foi muito bem trabalhada e inserida na série com bastante delicadeza.
sgu1x16b  A vinda da Amanda para a Destiny serviu também para continuar o desenvolvimento do personagem do Rush, já que eles eram muito amigos e ficaram muito ligados depois que a esposa dele morreu, isso foi bem explorado e parece ter mexido com ele, principalmente depois de tudo aquilo que ele reviveu quando sentou na cadeira.
sgu1x16c Embora o desenvolvimento dos personagens tenha continuado, o melhor do episódio veio da descoberta de que os Aliens azuis é que haviam sabotado a Destiny causando a explosão no FTL, e que eles estavam preparados para invadir. Foi muito legal ver o desespero de todos ao se darem conta que a Destiny não teria como saltar para escapar desta vez, e numa medida desesperada o Coronel Young resolveu sentar na cadeira para tentar conseguir os controles da nave, mas o Dr. Franklin, mesmo incapacitado, se ofereceu para sentar na cadeira e conseguiu colocara Destiny em movimento novamente salvando todos, e depois ele ainda conseguiu a proeza de desaparecer em pleno ar, provavelmente tendo Ascendido! Eu fiquei realmente surpreso com isso e espero que o personagem apareça novamente na pele de um ser ascendido para dar uma mãozinha, assim como o Daniel Jackson fazia. Pelo menos uma coisa eu tenho certeza, essa não foi a última vez que estes alienígenas vão aparecer mesmo com a Destiny indo para outra Galáxia.

2 Comentários:

Davi S. Graeff disse...

Cara por isso eu gosto do teu blog. Você dá a sua opinião falando o ruim e o bom, mas sem ficar enchendo a paciência como os fãs xiitas daquele comunidade que eu sai. Só lamento não comentar muito, mas pode saber que eu estou sempre lendo.

Sobre o episódio, eu nem achei tão ruim a forma como o trio voltou pra Destiny, faz sentido eles a alcançarem mesmo saindo da galáxia, é o mesmo princípio da Midway Station de SGA o portal do planeta ainda estava em alcance. O que eu achei ruim mesmo foi a falta de emoção como trataram isso, os únicos toques disso foram o Greer demonstrando alegria e alívio e a troca de sorrisos do Eli e do Rush na devolução dos óculos, de resto ninguém nem aí.
Todo o uso das pedras e a troca de corpos com uma pessoa tetraplégica foi muito bem desenvolvida e concordo com tudo o que disse.
E eu gosto cada vez mais do personagem Rush, ele é muito denso e cheio de nuances.
Quanto ao Franklin não acho que ele tenha ascendido não, creio que tenha sido convertido em energia ou coisa do tipo, mas não propriamente ascendido. Creio que ele vá dar as caras de novo como tendo sido absorvido pela nave ou coisa do tipo.
Enfim, retirando só a falta de emoção na volta do Trio, eu gostei muito mesmo desse episódio. Continue suas ótimas resenhas cara!

Daniel disse...

Acho que foi exatamente por essa falta de emoção e significado na volta dot trio que eu nãogostei da forma como eles voltaram,talves se isso tivesse sido abordado de outra forma, eles terem voltado como fizeram não tivesse ficado tão ruim.

Davi, fico muito contente que você goste do blog! Continue comentando porque comentários são o que me anima a escrever!

Postar um comentário

Toca 42 © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO